Fale o que precisa, receba até 4 orçamentos, escolha o melhor.
Profissionais avaliados
R$ 400,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
MENOR CUSTO
R$ 80,00
MAIOR CUSTO
R$ 800,00
Índice
Importamos muitas palavras do Inglês. Muitas vezes não temos a mínima ideia do que significam ou do que exatamente estamos dizendo, não é mesmo? Neste texto, você vai entender sobre o personal organizer: o que é, para que serve, como trabalha, dicas para contratar um e quanto custa. Já de saída, vamos deixar claro: um personal organizer não é um robô, nem um aplicativo, nem nada que possa ser ligado ou desligado. É um profissional que executa um trabalho muito desejado nos dias de hoje.
O personal organizer é um organizador profissional, traduzido de uma forma mais direta. Essa denominação vem dos Estados Unidos, onde a profissão de personal organizer surgiu, na década de 1980, como reflexo do boom do consumismo. Nesse sentido, é o profissional que propõe soluções eficientes para a organização de ambientes, em que nós, humanos, habitamos. Você pode estar se questionando: só o que falta precisar contratar um profissional para ajudar a organizar a minha casa. A que ponto chegamos! Com o excesso de produtos disponíveis no mercado, a nossa tendência é consumir cada vez mais, mas nem todo mundo consegue organizar o que compra. E é aí que entra o personal organizer. Você sabia que nem todo mundo tem essa habilidade de organização dos espaços? E aqui estamos falando da organização de qualquer coisa, do ambiente de casa ao ambiente do trabalho, do home office, que é uma mistura dos dois, incluindo as coisas que fazem parte desses ambientes. Além disso, muita gente não tem mais tempo para nada. Então, arrumar o guarda-roupa, o quarto das crianças e o quartinho dos fundos, que praticamente se transformou em um depósito ou lugar para qualquer coisa, vai ficando para depois. Enquanto isso, cadê aquele meu terninho para a reunião online que vai começar daqui a 10 minutos? E a carteira de motorista que devia estar nesta gaveta, mas sumiu? Pois é, o personal organizer vai te ajudar a organizar os espaços para que as coisas tenham lugares certos, digamos assim. E ele não vai simplesmente entrar na sua casa e arrumar seu guarda-roupa, mas vai te explicar como fazer a organização, como separar as peças de roupa, por exemplo, e identificar essa separação. Isso vai otimizar muito do seu tempo, além de te deixar com a cabeça mais tranquila. Para algumas pessoas, a organização do que está ao redor, reflete diretamente em como elas se sentem, internamente. Por exemplo, se, ao chegar em casa, os brinquedos estiverem todos espalhados pela sala, a pessoa pode se sentir confusa, cansada, como se tivesse um amontoado de coisas para fazer. E tem. Um personal organizer vai te ajudar a ter uma melhor qualidade de vida, propondo, neste caso, a compra de nichos grandes para colocar todos os brinquedos dentro, por exemplo. É um profissional que precisa estar constantemente atualizado e, é claro, ter o dom da organização. Isso porque ele vai precisar entender do mundo de cada cliente, do que está incomodando e propor soluções funcionais, práticas e de bom gosto. Por ser autônomo, na maioria dos casos, o personal organizer precisa, entre outras coisas:
Poderíamos responder essa pergunta com uma simples frase: para colocar as coisas em ordem. Bom, disso você pode se perguntar: quais são os benefícios em colocar as coisas em ordem? Dê uma olhada.
O personal organizer vai entender quais são as suas dificuldades para reorganizar seu espaço. Podemos fazer uma analogia disso com a limpeza de um hard disc. Imagine que esteja tudo bagunçado no seu home office, algo bem improvisado mesmo, em função da necessidade de ter que encontrar um canto para trabalhar em casa. O personal organizer vai te ajudar a encontrar um canto mais apropriado, ajudar na organização dos seus documentos, sugerir mudar um móvel de lugar e até te ajudar a pensar no melhor lugar para seu cafezinho. O que nos leva ao próximo item.
Parece pouca coisa, mas essa separação bem delimitada entre casa e trabalho pode fazer muita diferença na sua produtividade. É como uma mudança de chave: aqui estou no ambiente de trabalho, não em casa, mesmo sendo em casa. O personal organizer vai levar em consideração até mesmo aspectos como iluminação e necessidade de um ambiente mais silencioso. De preferência, longe do quarto das crianças ou com uma boa divisória entre ambos.
Se você se considera uma pessoa estressada porque precisa dar conta de muita coisa e não tem toda aquela habilidade para deixar as coisas nos lugares certos ou organizar sua casa de forma mais funcional e prática, o personal organizer vai ajudar a reduzir seu nível de estresse. Este profissional vai organizar o que você precisa, mas além disso vai te ajudar a entender como a organização pode se tornar parte de sua rotina e compor suas atividades diárias sem que você nem perceba. A ideia é que, com o tempo, seu espaço externo, e interno, sejam mais tranquilos. Falando em tempo, considero este como sendo o melhor benefício de todos.
Vivemos em um período que alguns chamam de pós-contemporaneidade, em que o tempo contemporâneo, o de agora, já está sendo ultrapassado. Consegue imaginar isso? Pois pense na sua vida e em tantas coisas que você faz e em como às vezes parece faltar tempo para tudo o que é demandado. Tempo para relaxar, curtir, fazer alguma coisa fora da rotina diária. Com a ajuda de um personal organizer, você vai conseguir otimizar o seu tempo. Isso quer dizer que ao invés de ficar procurando coisas que estão fora do lugar, por exemplo, esse tempo poderá servir para qualquer outra coisa que você tenha vontade de fazer. Aquele filme, aquela série, uma saída para fazer uma trilha vai ter vez na sua vida. Isso também vai melhorar sua qualidade de vida.
Este item está incorporado aos demais, de certa forma. Falamos aqui em obter uma melhor qualidade de vida através do serviço de um personal organizer. Mas imagine que você tenha alergia a ácaro e poeira, o que pode levar a sérias implicações no sistema respiratório. Ter um guarda-roupa bem organizado, com itens mais prejudiciais guardados em locais adequados, além de remover tapetes dos quartos, são ações necessárias que podem ser feitas e orientadas por esses profissionais. Além destes benefícios, você vai viver em um ambiente com mais harmonia, vai poder receber visitas em casa, com muito orgulho. Agora vamos ver mais especificamente como funciona o trabalho do personal organizer.
Se você tiver interesse na ideia de contratar um personal organizer, veja como funciona o serviço.
Em primeiro lugar, o personal organizer agenda e faz uma visita técnica na sua casa ou no ambiente que vai ser organizado. Nesse momento, ele avalia como o espaço está sendo usado para detectar possíveis problemas. Este primeiro encontro serve para contextualização, para entender o que está acontecendo. Esta é a conversa prévia ao contrato. A ideia é causar uma boa impressão e mostrar ao possível cliente como funciona o serviço, para que ele possa confiar no profissional. Muitos não cobram esta visita. Além disso, é o momento de conversar com o cliente para entender mais sobre o espaço:
Em um segundo momento, o personal organizer faz um orçamento, tendo em vista o serviço a ser realizado, levando em conta:
Feito o acordo entre ambas as partes, chega o dia da triagem inicial. Neste dia, o personal organizer vai começar a categorizar os objetos de acordo com o que foi planejado. Por exemplo, se a demanda foi organizar um guarda-roupas, é o momento em que são categorizadas as roupas, sapatos, cintos etc. O cliente também pode participar deste momento, descartando o que não usa mais ou tirando objetos que não deveria estar ali. Feito isso, o profissional organiza o espaço tendo em vista a funcionalidade e praticidade necessárias ao usuário.
Vamos imaginar, então, que o guarda-roupa tenha sido organizado da forma mais personalizada possível. Mas, passados alguns dias, não ficou exatamente como você queria. Este é o período de garantia do cliente para que possam ser feitas as adequações necessárias e a realização de um bom serviço. Por fim, os espaços são etiquetados e o personal organizer pode deixar um manual de orientação ou um documento de consulta para mapear o que foi feito. Ficou interessado em chamar um personal organizer, mas ainda não sabe muito bem por onde fazer isso, dê uma olhada nas nossas dicas de contratação.
Com tantos profissionais no mercado, como saber qual personal organizer contratar? Veja algumas dicas:
Procure por profissionais bem avaliados, dê uma olhada nas publicações das redes sociais que você utiliza, busque indicações de amigos, familiares ou conhecidos. Os perfis das redes também vão mostrar os trabalhos realizados, o que cada um acha interessante divulgar, dicas etc. É uma boa maneira de ver se você se identifica ou não com o profissional. As boas avaliações e indicações, além de causarem boas impressões, te passam confiança no trabalho. Afinal, o personal organizer vai literalmente mexer com a tua vida.
Hoje em dia, a vida é um livro aberto. Está tudo nas redes. Enquanto estiver buscando informações, aproveite para verificar como os profissionais da área se comunicam. São empáticos? Claros? Isso porque o personal organizer não está aí apenas para organizar coisas e processos. Ele é um profissional que precisa conhecer o cliente, saber de seus hábitos, rotinas, do que precisa ser mudado, onde estão os problemas.
O mercado oferece tudo e mais um pouco. Nesse sentido, para ser um profissional reconhecido na área, vale como diferencial a especialização em um nicho. Se você está buscando algo específico, como a organização de um quarto de bebê, busque profissionais que trabalham especificamente com isso. Eles provavelmente já terão muitas soluções ou ideias para resolver o problema ou solucionar impasses.
Se identificou com alguns profissionais, mas não sabe quem escolher? Uma dica é considerar a relação entre custo e benefício. Aqui no GetNinjas, você pode falar com até 4 profissionais, comparar o que cada um oferece, em quanto tempo a consultoria pode ser realizada e o valor cobrado para escolher o que mais convém. Falando em valor, interessado em saber quanto custa o trabalho de um personal organizer? Então, dê uma olhada na seção seguinte.
Como o serviço oferecido pelo personal organizer não é palpável, ou seja, é difícil estabelecer métricas para que o cliente perceba o quanto ele está ganhando em qualidade de vida (alguns dizem que isso não tem preço!), o personal organizer pode calcular o valor de um serviço seguindo alguns critérios. Vamos ver como isso é feito nos Estados Unidos e a média dos valores cobrados no Brasil.
Nos Estados Unidos, o cálculo é feito tendo em vista:
Aqui, o personal organizer pode cobrar por hora, diária ou projeto, dependendo da demanda. Também pode cobrar pelo treinamento pessoal de organização, se você quiser, por exemplo, aprender a fazer este tipo de trabalho sem depender de ninguém. O valor médio da hora de um personal organizer fica entre R$80,00 e R$200,00. Se for contratado por projeto:
personal organizer
Espetacular. Geovania foi muito atenciosa, minunciosa, prática e estratégica. Deixa tudo no lugar que sempre deveria ter estado. Amei a sua organização e logica.
Para 99761080gi/Família
Super recomendo essa profissional!!! Minha casa estava de ponta cabeça.Ela teve uma criatividade para a organização que me surpreendi...
Para Dominnique Martins/Família
Recomendo a Bianca como profissional, que além de simpática é competente. Eu a conheço há anos, e ela já prestou diversos serviços de organização para mim, incluindo compras, e fiquei bastante satisfeito em todas situações. Vale a pena contar com ela.
Para Bianca Epprecht Machado França/Família
R$ 150,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
MENOR CUSTO
R$ 80,00
MAIOR CUSTO
R$ 300,00
R$ 400,00
CUSTO MÉDIO ESTIMADO
MENOR CUSTO
R$ 80,00
MAIOR CUSTO
R$ 800,00
Até 4 profissionais entrarão em contato, negocie e contrate o melhor