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Índice
Hoje em dia, empresas que não marcam presença nos meios digitais cometem um grave erro. Afinal, o número de usuários de internet só cresce no Brasil e em todo o mundo, o que é um claro sinal de sua importância, e é para ajudar neste sentido que existe a consultoria de marketing digital. Apenas no Brasil, são 134 milhões de usuários de internet, de acordo com dados da pesquisa TIC Domicílios 2019. Ao mesmo tempo em que são muitas pessoas para atingir, a concorrência entre as empresas também tende a ser cada vez maior, já que elas não querem ficar de fora dessa. Por isso, quanto antes uma empresa investir nas diferentes áreas do marketing digital, mais rapidamente ela conseguirá obter bons resultados e, por isso, já se posicionar alguns degraus à frente de seus concorrentes. Se você não sabe muito bem como funciona uma consultoria de marketing digital, bem como quais são as áreas do marketing digital e quanto custa a consultoria, fique tranquilo, pois acabou de vir ao lugar certo. Continue com a gente e aprenda tudo o que precisa saber sobre o assunto!
É uma espécie de assessoria prestada por uma agência ou um profissional de marketing digital, que trará as melhores orientações a respeito de como guiar a estratégia daquele negócio, independentemente de qual seja seu porte ou segmento, de acordo com os objetivos da empresa. Então, em posse do plano traçado durante a consultoria de marketing digital, o cliente será responsável por colocar aqueles planos em prática, em um serviço que pode tanto ser contratado esporadicamente quanto mantido regularmente. Caso o serviço seja contratado regularmente, com intervalos mensais, por exemplo, a cada novo período, o consultor de marketing digital poderá analisar a atual situação e indicar o que deu certo, bem como o que pode ser alterado. Neste caso, o objetivo é ter uma melhora progressiva. Para traçar um paralelo, podemos comparar com a atuação de um consultor de investimentos: o profissional faz uma análise da condição do cliente e indica o que ele pode fazer, mas sem efetivamente colocar esses planos em prática.
Depende de uma série de fatores, do tamanho da empresa à complexidade da estratégia a ser traçada e do tempo que será investido na elaboração dessa estratégia. Porém, em média, podemos considerar que o preço de uma consultoria de marketing digital parta de R$ 500 mensais. Este valor, porém, pode ser considerado para uma empresa de pequeno porte que recorre a um consultor de marketing digital para lhe auxiliar. Caso seja um cliente de maior porte e que contrate uma agência para prestar a consultoria, os valores tendem a aumentar. Há também outros fatores que influenciam em quanto custa uma consultoria de marketing digital, como a experiência do consultor e a periodicidade em que o serviço será prestado, por exemplo.
Pode haver algumas variações de acordo com o profissional ou agência responsável pela consultoria. Porém, em linhas gerais, são aplicados os seguintes passos:
O primeiro passo é analisar como andam os processos de marketing digital da empresa. Assim, será possível entender quais são os pontos fortes, bem como o que pode ser melhorado e o que desponta como um problema. Essa é uma etapa trabalhosa e que demanda bastante tempo, já que é preciso fazer um diagnóstico completo, desde conferir toda a presença digital daquele negócio até entender se isso está de acordo com sua missão, visão e valores.
Toda empresa precisa ter um público-alvo, que é uma definição geral dos clientes que ela deseja atingir. Ele varia até dentro do mesmo segmento: uma lanchonete de bairro não costuma atender o mesmo público de uma lanchonete localizada em um shopping de alto padrão no centro da cidade, por exemplo. Identificar esse público ajuda o consultor de marketing digital a entender quem deve ser o alvo da empresa. Assim, a definição das estratégias torna-se muito mais simples e clara. Além disso, também é importante definir uma ou mais personas, que podem ser consideradas como um passo além do público-alvo, com uma verdadeira “personificação” de quem seria o cliente ideal da empresa. Com isso, os níveis de assertividade nas estratégias aumentam ainda mais.
Depois de entender sobre a empresa e sua presença na internet, bem como saber quem será atingido pelas estratégias propostas, é chegada a hora de, efetivamente, elaborar o planejamento de marketing digital, ou seja, definir o que será feito, quando isso será colocado em prática e quais são os resultados esperados. É interessante que a consultoria de marketing digital seja regular. Assim, o consultor consegue desenvolver o melhor planejamento possível para aquele momento da empresa, de acordo com sua presença digital, além de melhorar o que não deu tão certo anteriormente e potencializar o que trouxe bons resultados.
É aqui que o planejamento será colocado em prática. Porém, vale ressaltar que este não costuma ser um serviço contemplado pela consultoria de marketing digital e, portanto, deve ser realizado pelo próprio cliente e por sua equipe, a menos que isso tenha sido decidido previamente em conjunto com o consultor. Caso necessário, o cliente também pode contratar profissionais de marketing digital por conta própria apenas para a operacionalização das ações, o que é positivo especialmente se ele não tiver uma equipe preparada para seguir o que foi definido no planejamento.
Por fim, é chegada a hora de conferir os resultados, neste que é um dos maiores trunfos do marketing digital, que possibilita uma análise bem minuciosa e detalhada da efetividade de cada iniciativa. De acordo com os resultados, o consultor de marketing digital, em conjunto com o seu cliente, verificará quais foram as medidas mais efetivas, bem como as que não tiveram um bom desempenho, para definir como o próximo planejamento será elaborado.
As áreas de atuação de um profissional de marketing depende de sua especialidade, já que há bastante diversidade neste sentido. As principais áreas, que trazem resultados ainda melhores quando administradas e executadas em conjunto, são as seguintes:
A produção de conteúdo é essencial no marketing digital. Afinal, para divulgar uma empresa, seus produtos ou serviços, é necessário oferecer um conteúdo relevante e interessante para o público. Esses conteúdos podem ser usados para abastecer o site do cliente, produzir artigos para seu blog, posts para redes sociais e até mesmo contemplar outras formas de conteúdo, como vídeos (YouTube, Instagram Stories e afins) e áudios (podcasts). Basicamente, a produção de conteúdo conversa com todas as demais áreas do marketing digital, já que é necessária para que todo o planejamento seja colocado em prática.
No contexto do marketing, CRM é uma sigla que significa Customer Relationship Management ou, em tradução livre, gestão de relacionamento com o cliente. Geralmente, o termo CRM é usado para designar um software que tem como objetivo gerenciar o relacionamento que a empresa tem com seus clientes. Afinal, é raro que as vendas e contratações sejam fechadasfechados no primeiro contato: até lá, é preciso fidelizar e atender os desejos daquele cliente em potencial. Além da necessidade de uma configuração bem assertiva do CRM, é importante que a empresa ofereça conteúdos interessantes e que façam os usuários estarem cada vez mais perto de se transformarem em clientes.
Também chamado de marketing de atração, o Inbound Marketing é um conteúdo voltado para receber possíveis clientes, oposto ao que acontece no Outbound Marketing, com foco em ir atrás deles. O Inbound pode (e deve) se aliar às outras áreas do marketing digital, já que visa fazer o usuário avançar cada vez mais no chamado funil de vendas, até o momento de sua conversão, quando efetivamente se transformará em um cliente.
O Link Building pode ser considerado como um dos braços do SEO. Livremente traduzido como “construção de links”, o intuito é o de conseguir fazer com que outros sites indiquem o site do cliente, o que é considerado como uma recomendação valiosa para o Google e outros buscadores. Este é um serviço detalhado, minucioso e trabalhoso, mas que quando bem executado, pode aumentar significativamente o número de clientes e também o reconhecimento da empresa em seu segmento.
Basicamente, os links patrocinados consistem em campanhas de anúncios pagos, que podem ser vinculados em diferentes plataformas, como Google Ads, Bing Ads, Facebook Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads, Twitter Ads e afins. Essa é uma das áreas do marketing digital que demandam maior investimento, já que é preciso pagar diretamente para as plataformas para poder aparecer, além do pagamento do fee (serviços prestados) da agência ou do consultor de marketing digital, mas que também pode trazer resultados rapidamente.
Comumente chamado de Social Media, consiste nas estratégias de marketing digital aplicadas nas mídias sociais, como Instagram, Facebook, Twitter, LinkedIn, TikTok, Snapchat e afins. Além da criação de conteúdos para essas plataformas, a área de Social Media também contempla o monitoramento das publicações e do público, bem como a interação e o engajamento com eles, quer por meio de respostas aos comentários, curtidas ou atendimento em mensagens privadas.
A sigla, que significa Search Engine Optimization (ou otimização para motores de busca), compreende tudo o que pode ser feito em um site para que ele seja melhor visto pelos buscadores, em especial o Google. Assim, aumentam as chances de aquele site se posicionar na frente de seus concorrentes. O SEO também é uma área que se relaciona com várias outras que já comentamos por aqui, como Conteúdo, Inbound Marketing e Link Building. Uma grande vantagem é que as técnicas de SEO podem ajudar um site a receber mais visitas (e, portanto, mais clientes) por meio do tráfego orgânico, ou seja, aquele que não é pago, oposto aos links patrocinados. Embora costume ser necessário um intervalo de tempo maior para que as ações tragam resultados, o custo-benefício é excelente.
Embora a área de atuação seja a mesma, a aplicação é bem diferente, o que interfere tanto na forma com a qual o planejamento será colocado em prática quanto no valor investido. Quando se fala sobre a contratação de uma agência, o mais comum é remeter à terceirização das áreas do marketing digital, que podem ser todas as que vimos anteriormente ou apenas algumas, conforme o que for acordado entre ambas as partes. Neste caso, além do planejamento, a agência também será responsável pela execução das iniciativas, o que pode ser feito tanto por colaboradores internos quanto por freelancers, mas sempre com a gestão da própria agência, sem que o cliente tenha que intervir neste sentido. A consultoria de marketing digital, por sua vez, é responsável pelas orientações e pelo planejamento, como mencionamos anteriormente, mas é o cliente o responsável por sua execução, que pode ser feita tanto pela própria equipe quanto por profissionais terceirizados. Cabe ressaltar, inclusive, que a consultoria de marketing digital pode tanto ser oferecida por profissionais, geralmente com uma abordagem mais focada a alguma das áreas do marketing digital, quanto por agências, que conseguem oferecer um serviço mais amplo graças à sua equipe multidisciplinar.
Mesmo depois de ter aprendido quais são as áreas de atuação de um profissional de marketing digital, além de conhecer mais sobre a consultoria, você ainda pode ter dúvidas quanto ao investimento que sua empresa terá que fazer para a consultoria de marketing digital. Esperamos que você tenha entendido como funciona uma consultoria de marketing digital e como o ideal é que todas as áreas do marketing digital funcionem em conjunto. Assim, sua empresa poderá crescer significativamente a curto, médio e longo prazo!
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